América está comemorando 105 anos de existência, mas como tem acontecido ao longo de sua história, se apresenta como um Clube inovador. Em processo constante de modernização, sempre respeitando a tradição, o Coelho apresenta hoje (09/05) ao seu torcedor, parceiros, imprensa e amantes do esporte em geral, a sua marca revitalizada. Vislumbrando crescimento dentro e fora campo, buscando maior apoio popular, a atualização da marca vem ao encontro a este novo momento, com uma sociedade mais eclética, digital e participativa.
A revitalização foi desenvolvida pelo designer mineiro Adriano Ávila Alamy, especializado em identidade visual e fundador do Projeto Futbox, um dos maiores centros de pesquisa gráfica do mundo sobre futebol.
O logo sofreu sensíveis alterações, com a finalidade de provocar um grande impacto positivo na gestão da marca, além de melhorar a interação da imagem do América Futebol Clube junto aos torcedores, parceiros e investidores, atento às modernas ferramentas e projetos tecnológicos e a uma linguagem de comportamento dos propensos torcedores.
A nova marca pretende mostrar o América ligado ao novo tempo, mas sem perder a força de sua tradição centenária. Os elementos foram mantidos assim como as determinações estatutárias.
“O momento é bem oportuno para revitalizarmos a marca América. No ano que o Clube comemora 105 anos de existência, estamos inovando com responsabilidade, fizemos um trabalho onde buscamos atualizar o logo preservando a tradição, pois conhecemos a paixão da família americana. Com esta revitalização, além de modernizar a marca, visamos fortalecer a nossa relação com os diversos públicos, e expandir as possibilidades de novos negócios para o clube.”, concluiu Erley Lemos, Gerente de Marketing e Negócios do América.
Para ganhar ainda mais força de apresentação a marca foi aprimorada, pequenas correções foram feitas, como o alinhamento das inicias AFC. A faixa do Decacampeonato foi estilizada e harmonizada ao novo escudo, possibilitando uma leitura melhor e mais contemporânea: 1916 Deca 1925 (estava 1916 Decacampeão 1925).
As estrelas amarelas (campeão da Série B em 1997 e da Série C em 2009, além da vermelha de campeão da Sul-Minas em 2000) ficaram maiores e mais próximas ao emblema, aumentando o tamanho do escudo do América, quando colocado lado a lado com os dos demais escudos de outros clubes com os quais o Coelhão joga.
“O processo criativo envolveu muita pesquisa e cuidado com a simbologia do América e possibilitou o enriquecimento da sua marca. Todo o projeto foi baseado na metodologia dos 3T$ que desenvolvi nos últimos anos: Tradição, Torcida e Troféus, que é a gestão da marca de um clube de futebol através da sua identidade visual, sempre em parceria com o marketing dos clubes”, comentou Adriano Ávila Alamy.
A nova marca, a partir de agora, entra gradativamente em todos os ambientes físicos e digitais do América Futebol Clube, como o site, redes sociais, APP, papelaria, backdrop, Estádio Independência, CTs Lanna Drumond e de Santa Luzia, Sede Administrativa ‘Afonso Celso Raso’, além do Programa Sócio-Torcedor Onda Verde, marcando de vez a nova identidade visual do Clube.
“Tu és a glória do esporte nacional”
Video de apresentação da nova marca do Coelho:
Chamada Redes Sociais: