Revitalização da marca

  • Ronaldo Inácio
  • 09/05/2017 09:03
América comemora 105 anos de existência e apresenta nova identidade visual

América está comemorando 105 anos de existência, mas como tem acontecido ao longo de sua história, se apresenta como um Clube inovador. Em processo constante de modernização, sempre respeitando a tradição, o Coelho apresenta hoje (09/05) ao seu torcedor, parceiros, imprensa e amantes do esporte em geral, a sua marca revitalizada. Vislumbrando crescimento dentro e fora campo, buscando maior apoio popular, a atualização da marca vem ao encontro a este novo momento, com uma sociedade mais eclética, digital e participativa.

A revitalização foi desenvolvida pelo designer mineiro Adriano Ávila Alamy, especializado em identidade visual e fundador do Projeto Futbox, um dos maiores centros de pesquisa gráfica do mundo sobre futebol.

O logo sofreu sensíveis alterações, com a finalidade de provocar um grande impacto positivo na gestão da marca, além de melhorar a interação da imagem do América Futebol Clube junto aos torcedores, parceiros e investidores, atento às modernas ferramentas e projetos tecnológicos e a uma linguagem de comportamento dos propensos torcedores.

A nova marca pretende mostrar o América ligado ao novo tempo, mas sem perder a força de sua tradição centenária. Os elementos foram mantidos assim como as determinações estatutárias.

“O momento é bem oportuno para revitalizarmos a marca América. No ano que o Clube comemora 105 anos de existência, estamos inovando com responsabilidade, fizemos um trabalho onde buscamos atualizar o logo preservando a tradição, pois conhecemos a paixão da família americana. Com esta revitalização, além de modernizar a marca, visamos fortalecer a nossa relação com os diversos públicos, e expandir as possibilidades de novos negócios para o clube.”, concluiu Erley Lemos, Gerente de Marketing e Negócios do América.

Para ganhar ainda mais força de apresentação a marca foi aprimorada, pequenas correções foram feitas, como o alinhamento das inicias AFC. A faixa do Decacampeonato foi estilizada e harmonizada ao novo escudo, possibilitando uma leitura melhor e mais contemporânea: 1916 Deca 1925 (estava 1916 Decacampeão 1925).

As estrelas amarelas (campeão da Série B em 1997 e da Série C em 2009, além da vermelha de campeão da Sul-Minas em 2000) ficaram maiores e mais próximas ao emblema, aumentando o tamanho do escudo do América, quando colocado lado a lado com os dos demais escudos de outros clubes com os quais o Coelhão joga.

“O processo criativo envolveu muita pesquisa e cuidado com a simbologia do América e possibilitou o enriquecimento da sua marca. Todo o projeto foi baseado na metodologia dos 3T$ que desenvolvi nos últimos anos: Tradição, Torcida e Troféus, que é a gestão da marca de um clube de futebol através da sua identidade visual, sempre em parceria com o marketing dos clubes”, comentou Adriano Ávila Alamy.

A nova marca, a partir de agora, entra gradativamente em todos os ambientes físicos e digitais do América Futebol Clube, como o site, redes sociais, APP, papelaria, backdrop, Estádio Independência, CTs Lanna Drumond e de Santa Luzia, Sede Administrativa ‘Afonso Celso Raso’, além do Programa Sócio-Torcedor Onda Verde, marcando de vez a nova identidade visual do Clube.

Tu és a glória do esporte nacional”

Video de apresentação da nova marca do Coelho:

Chamada Redes Sociais: