Em parceria com a FEAD, América cria Departamento de Odontologia do Esporte

  • Pedro Amim
  • 08/08/2017 17:45
Mentor do projeto, o Dr. Cornelis Springer (centro) foi recebido pelo Gerente de Futebol Luiz Kriwat (esquerda) e pelo Diretor de Marketing Erley Lemos (direita) no CT Lanna Drumond

Buscando a constante evolução da sua estrutura, o América criou mais um importante departamento integrado ao seu Centro de Excelência da Saúde do Atleta (CESA). Em parceria com a Faculdade FEAD, o Coelho criou o Departamento de Odontologia do Esporte, que ficará responsável por preservar a saúde bucal dos atletas americanos desde as categorias de base até as equipes profissionais.

Mentor do projeto, o especialista em odontologia do esporte, Dr. Cornelis Springer, possui experiência no atendimento a atletas de alto rendimento e explica que a saúde bucal é algo muito importante, podendo interferir no desempenho e na saúde ‘geral’ do atleta.

"As principais doenças bucais, como cárie, gengivite (doença de gengiva), pericoronarite (inflamação do siso) e má oclusão (mordida errada) podem alterar as células musculares, aumentar o risco de doenças do coração, alterar o posicionamento corporal do atleta, diminuir a absorção de nutrientes e consequentemente causar queda do rendimento esportivo. É necessária uma equipe multidisciplinar e treinada para suprir as demandas de todas as categorias de um clube de futebol", comenta.

Coordenada pelo Dr. Cornelis, a equipe multidisciplinar do Departamento de Odontologia do Esporte será composta por acadêmicos do curso de Odontologia da FEAD, que atenderão nas clínicas integradas da faculdade os jovens das categorias de base do América e as equipes profissionais masculina e feminina do Coelho.

“Juntamente com as professoras da FEAD, Dra. Patrícia Alves e Dra. Débora Magalhães, criamos uma parceria da disciplina Estágio Supervisionado III e Odontologia do Esporte com a finalidade de treinar os alunos para realizar o atendimento aos atletas do América. Além disso, vamos publicar pesquisas e atingir excelência em atendimento esportivo. O pensamento principal é levar ao Clube um atendimento que condiz com as necessidades dos jogadores. Nossos atletas das categorias de base não podem mais chegar ao profissional com problemas bucais graves. De uma forma geral, isto é uma realidade dos jogadores de futebol no Brasil”, destaca Cornelis.

A parceria é comemorada pelo Diretor Médico do América, Dr. Cimar Eustáquio, que afirma que a criação do Departamento de Odontologia do Esporte é um sonho antigo do Clube.

“Esse era um sonho nosso. Ter no CESA todos os departamentos ligados à saúde do atleta. Ou seja, ter o Departamento Médico, o Departamento de Fisiologia, mas também o de Odontologia do Esporte, que agora integra o nosso grupo. Isso é extremamente positivo, porque iremos tratar desde crianças e jovens, até adultos. Primeiro com a prevenção das lesões bucais que acontecem nas crianças e adolescentes e, mais tardiamente, no tratamento como cura de lesões bucais que podem causar problemas articulares, musculares, cardíacos e de toda ordem. É um Departamento muito importante que torna nosso CESA realmente um centro de excelência com todas as áreas necessárias para garantir a saúde dos nossos atletas”.

Os profissionais da FEAD também comemoraram a chance de contribuir com a saúde bucal dos atletas americanos ao mesmo tempo em que enriquecem a experiência profissional de seus alunos.

“A Coordenação do curso de Odontologia da FEAD agradece a oportunidade da parceria de estágio com o América. Nossos alunos irão vivenciar a realidade da Odontologia do Esporte com profissionais de ponta, em um dos maiores times do Brasil. Trabalharemos juntos para honrar esta equipe de excelência que é o América", agradece Patrícia Alves, Coordenadora do curso de Odontologia da FEAD.

“Todo esportista precisa levar uma vida saudável, cuidar dos hábitos alimentares, ter um bom condicionamento físico, e a saúde oral não pode ficar de fora desse contexto. A parceria entre FEAD e América visa o conhecimento, educação permanente dos funcionários, além de proporcionar prevenção e tratamento das lesões e doenças da boca na prática esportiva. A FEAD espera contribuir para o bom desempenho físico e elevar a qualidade de vida dos atletas do clube”, analisa Débora Magalhães, docente da disciplina de Estágio Supervisionado III da FEAD.FEAD

Na foto (da esquerda para a direita): Dr. Cornelis Springer, Dra. Débora Magalhães e Dra. Patrícia Alves

BOLSAS

Além de trabalharem juntos na construção do Departamento de Odontologia do Esporte, América e FEAD formam também uma parceria benéfica para funcionários, atletas e sócios-torcedores do Coelho, que poderão contar com condições especiais para ingressarem em todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela faculdade. 

“A FEAD é mais um grande parceiro que vem pra somar. Numa parceria ampla conseguimos gerar importantes benefícios para atletas, colaboradores e sócios-torcedores, além de contribuir também para formação de profissionais que em breve estarão no mercado esportivo”, comemora o Diretor de Marketing do América, Erley Lemos.