Jataí e Auro: trajetórias distintas com um só objetivo

  • Carlos Cruz
  • 20/01/2017 19:53
Volante retorna às origens americanas, enquanto lateral direito tem a oportunidade de vestir a camisa do Coelho pela primeira vez

O América apresentou oficialmente na tarde desta sexta-feira (20/1), no CT Lanna Drumond, dois jogadores com o mesmo objetivo, mas com trajetórias diferentes. Enquanto o volante Jataí (27 anos) está retornando ao Clube que o revelou para o futebol mundial, o lateral Auro vive sua primeira experiência no América.

Jataí iniciou sua carreira no América aos 11 anos, tornou-se profissional, conquistou títulos importantes e agora retorna com o mesmo desejo de ajudar o América em seus projetos.

“A sensação é de voltar para casa e ter a chance de ajudar o América a conquistar seus objetivos. O América é um Clube grande e que se preparou para estar neste nível. Estou muito feliz e quero participar deste projeto. Meu objetivo é ser feliz aqui, conquistar vitórias e títulos”, comemora o volante Jataí.

Já o jovem lateral direito Auro, de 20 anos, vem do São Paulo, e mesmo com trajetórias distintas, ambos têm como objetivo conquistar títulos com a camisa americana.

“Desde que eu pisei aqui, tenho claro que meu objetivo este ano é focar no América. Fazer um bom ano e conquistar meu espaço com respeito. Com a união do grupo, espero que a gente conquiste os nossos grandes objetivos: bicampeonato mineiro e o acesso à Série A”, projeta o lateral.

Os atletas receberam a camisa americana das mãos do Diretor de Futebol Ricardo Drubscky, que saudou os novos reforços, que já estão à disposição da comissão técnica para a estreia na Copa da Primeira Liga, no dia 26 de janeiro.

“Como temos dito sempre, são jogadores escolhidos pelo América para figurarem no elenco de 2017. Estou muito feliz de ter o Jataí conosco, já tive o prazer de trabalhar com ele em diferentes clubes. Ele é um jogador muito interessante e que, com toda a certeza, vai nos ajudar muito este ano. Temos também o Auro, um jogador que estava sendo pretendido por nós desde novembro passado. Naquele momento foi impossível acertar, mas no início de janeiro conseguimos concretizar a sua vinda. Espero que estes dois grandes jogadores consigam nos ajudar no propósito coletivo, que é fazer o América conquistar seus objetivos em 2017”.

VOLTA PARA CASA

Jataí passou praticamente por todas as categorias do Clube. O jogador foi profissionalizado no Coelho em 2008 e fez parte da conquista do Campeonato Mineiro do Módulo II, momentos que ele guarda com muito orgulho.

“Eu cheguei ao América com 11 anos de idade e saí com 19 anos já como profissional. Cheguei a conquistar o título do Módulo II com o Euler (ex-atacante) e aquela geração”, relembra.

Após quase uma década fora do time americano, Jataí retorna feliz e fala com emoção da sensação de “voltar para minha casa”.

“Hoje, profissionalmente, o que tenho eu devo muito ao América. Comecei novo e aprendi a ter caráter de homem, aqui, no América. Sempre fui muito bem tratado no América e a satisfação que tenho é de estar voltando para casa; de chegar e ver a mesma ‘tia’ da cozinha da minha época. A minha esposa é de Santa Luzia, então estou sempre no CT da base com o pessoal de lá. A sensação é de voltar mesmo para casa, só que agora mais experiente, com a cabeça centrada e preparado para os desafios do América”, conclui.

UNIÃO FUNDAMENTAL

Auro chegou ao América na última segunda-feira, com a pré-temporada em andamento. Mas, em cinco dias de Clube, o jogador garante estar entrosado com os companheiros e exalta a união do grupo.

“Já estou bem adaptado. Este grupo é um grupo muito unido, com pessoas humildes e de bom caráter”, elogia.

Com uma boa concorrência para a posição de lateral direito, Auro também promete se entregar ao máximo para conquistar no campo a chance de ser um dos titulares do técnico Enderson Moreira.

“O Enderson é um ótimo treinador, já deu para perceber isso nos cinco dias que estou aqui. Por ser uma pré-temporada, não acho que tenha titular ou reserva. Vou me doar ao máximo no dia a dia para ter chances de jogar como titular”, completa.

FICHA DOS REFORÇOS

AURO

Nome: Auro Álvaro da Cruz Júnior
Posição: Lateral direito
Nascimento: 23/01/1996
Local: Jaú (SP)
Altura: 1,68m

Carreira: São Paulo (SP) – 2014/16; Linense (SP) – 2016; Sport (PE) – 2016; América – 2017.
Conquistas: Copa do Brasil Sub 20 (São Paulo) – 2016.

JATAÍ

Nome: Rafael Fagundes Mariano
Posição: Volante
Nascimento: 19/05/1989
Local: Jataí (GO)
Altura: 1,80m

Carreira: América – 2001/08; Atlético (PR) – 2008; Atlético (MG) – 2009/11; Bahia (BA) – 2011; Guarani (SP) – 2011; Ipatinga (MG) – 2011; Rio Branco (SP) – 2012/14; Guarani (MG) – 2015; Tupi (MG) – 2015/16; Hapoel Kiryat Shmona (Israel) – 2016; América – 2017.

Conquistas: Campeonato Mineiro Módulo II (América) – 2008; Campeonato Mineiro (Atlético MG) – 2010.