Coelhão na Estrada apresenta Florianópolis, capital com elevada qualidade de vida

  • Marina Almeida
  • 10/10/2019 17:30
Com um turismo muito forte, um dos principais destinos são as belas praias da região (Foto: Arte / América)

Após vencer o líder da competição em casa, é hora do Coelhão voltar para a estrada e enfrentar a próxima batalha diante do Figueirense-SC. Desta vez o destino é Florianópolis, a capital de Santa Catarina.

Inicialmente nomeada de Ilha de Santa Catarina, por ter sido descoberta no dia de Santa Catarina, Florianópolis (SC) é uma das capitais mais populares do país, sendo um grande destino turístico, tanto para brasileiros quanto para estrangeiros. Com mais de 500 mil habitantes, é a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Florianópolis (SC), para os mais íntimos Floripa, tem a sua economia baseada, além do turismo, na tecnologia da informação e de serviços. O mercado de indústria pesada foi proibido durante décadas por leis federais, o que beneficiou a região fazendo com que se tornasse território de universidades públicas e privadas que levaram a capital a ser destaque entre as cidades acadêmicas do Brasil.

O investimento em estradas, graças ao aumento das escolas, tornou a cidade mais desenvolvida, além de ter um dos maiores índices de alfabetização do país, com 97% da população alfabetizada. Algumas empresas começaram a surgir dentro das universidades e hoje colaboram com a evolução da capital.

Mesmo com os grandes benefícios econômicos das empresas de tecnologia, nada se compara ao impacto do turismo na região. A cidade conta com dezenas de praias dispersas pelo seu território, algumas mais populares como a Lagoinha do Leste, que a chegada é feita apenas a pé ou de barco. Considerada uma das mais belas praias de Floripa, ela ainda conta com lendas de bruxas que usavam o local para rituais. Para quem prefere algo mais calmo, e sem mitos por trás, a Praia de Moçambique é uma excelente opção. Sem nenhuma construção ao redor, é um local de extremo sossego e natureza preservada.

As belas praias não são as únicas opções turísticas da cidade que conta com fortes traços da cultura açoriana, observadas na arquitetura, folclore, tradições culinárias e religiosas. Essa diversidade cultural torna Floripa uma das capitais mais visitadas do país.

Coelhão em Florianópolis

O Coelho chega a Florianópolis (SC) com um retrospecto positivo diante do adversário. Na história foram 17 partida, sendo, para o Coelhão, 8 vitórias, 5 empates e 4 derrotas.

O Figueirense

Fundado em 12 de junho de 1921, o Figueirense-SC é um dos tradicionais clubes brasileiros. Carregando as cores preto e branco, o alvinegro é um dos times mais antigos, em atividade, de Santa Catarina. 

A equipe soma 18 Campeonato Catarinenses e, no ínicio dos anos 2000 se consolidou na disputa da Série A. Em 2007, o Figueirense-SC conquistou a vice-liderança da Copa do Brasil, feito inédito já que o clube nunca havia chega a uma final da competição.