Coelhão na Estrada visita Criciúma (SC), a Capital Brasileira do Carvão

  • Marina Almeida
  • 09/05/2019 18:00
Aberta para visitação, a Mina Octávio Fontana é o principal ponto turístico da cidade

O Coelhão continua pelas estradas do sul e neste sábado o destino é Criciúma (SC). Pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o América enfrentará o Criciúma-SC, às 11h, no Estádio Heriberto Hülse.

A cidade de Criciúma, em Santa Catarina, é a mais populosa da região sul catarinense contando com 211.369 habitantes. Fundada em 6 de janeiro de 1880, durante o ciclo da imigração europeia do século XIX, a maior produtora de pisos e azulejos do Brasil e a segunda maior do mundo, também é rica em cultura e recursos naturais.

Conhecida como a Capital Brasileira do Carvão, seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do país. A idade do carvão extraído chega a 170 milhões de anos, e a estimativa é de que o potencial existente ainda renda extração durante os próximos 102 anos. A ocorrência deste mineral está toda localizada na região Sul do Estado. O faturamento do setor carbonífero cresceu 55% em 2000, em relação a 1999, movimentando a economia da região sul.

Colonizada por italianos, poloneses, alemães, portugueses e africanos, o município realiza, há mais de 23 anos, a Festa das Etnias que reúne todas as tradições étnicas da região e promove as manifestações culturais integrando a história colonizadora.Com a popularização da festa, outras etnias, árabe e espanhola, foram incluídas.

A Mina de Visitação Octávio Fontana, é um dos principais pontos turísticos da cidade. O passeio é realizado em uma mini locomotiva e permite uma visão da evolução histórica de uma das principais atividades econômicas do município. O Teatro Municipal Elias Angeloni e o Espaço Cultural Jorge Zanatta são excelentes opções de turismo cultural.

Coelhão em Criciúma

Em 2017, a primeira vitória do Coelhão na Série B foi contra o Criciúma-SC, em Santa Catarina, e nesse ano o time americano espera repetir o resultado. O retrospecto entre as equipes são de 15 jogos com 7 vitórias do América, 5 empates e 3 derrotas.

O Criciúma

O Criciúma-SC foi fundado em 13 de maio de 1947. Batizado de Comerciário Futebol Clube, foi criado por um grupo de jovens idealistas, de famílias tradicionais de Criciúma (SC), que reuniram-se com a finalidade de criar um time de futebol para jogarem aos fins de semana.

A partir de 17 de março de 1978, o clube se torna Criciúma Esporte Clube, após reunião e votação do conselho deliberativo. É o primeiro e único clube catarinense a conquistar o título da Copa do Brasil de forma invicta, em 1991. Agrega também um Campeonato Brasileiro Série B, em 2002 e um Campeonato Brasileiro Série C, em 2006.