América empata com o Grêmio e se despede do Brasileirão A-2

  • Daniel Hott
  • 20/07/2019 17:05
Equipe gaúcha venceu a partida de ida das quartas de final, por 2 a 1, e conquistou o acesso com o 0 a 0 deste sábado (Foto: Jéssica Maldonado / Grêmio FBPA)

Sem desistir até o apito final. Foi assim que as Coelhinhas se despediram do Campeonato Brasileiro Feminino A-2, na tarde deste sábado. O empate sem gols diante do Grêmio-RS, realizado no Estádio Vieirão, em Gravataí (RS), não foi suficiente para o América avançar à semifinal, já que as gaúchas venceram por 2 a 1 o confronto da ida, em Belo Horizonte.

Com isso, as Coelhinhas não avançaram à semifinal do Brasileirão A-2 e adiaram o sonho do acesso à Série A-1. O próximo compromisso do calendário da equipe feminina americana é o Campeonato Mineiro, a partir de setembro.

O JOGO

Jogando em casa, as gaúchas partiram para cima nos primeiros minutos. Bem posicionada, a equipe americana soube resistir às investidas do Grêmio-RS e, aos poucos, começou a se arriscar. A principal arma eram os contra-ataques, com a velocidade de Lilian e Dilene.

A melhor oportunidade da etapa inicial foi aos 42 minutos. Após roubada de bola no campo ofensivo, Dilene invadiu a área e finalizou colocado, obrigando a goleira Lorena a fazer grande defesa.

Na volta do intervalo, as Coelhinhas quase marcaram em duas oportunidades. Aos 4 minutos, Ágata cobrou falta com perigo e assustou as adversárias. Três minutos depois, foi a vez de Dilene receber na entrada da área e finalizar ao lado do gol.

A lógica da partida inverteu e quem passou a explorar os contragolpes foi o Grêmio-RS. Numa dessas chegadas, aos 17 minutos, Karina acertou o travessão de Carol e quase colocou as donas da casa em vantagem.

As Coelhinhas pressionaram e tiveram maior posse de bola, mas não conseguiu marcar o gol que levaria a partida aos pênaltis. Com o empate sem gols, a vitória gremista na primeira partida foi decisiva na definição do mata-mata.

O América foi a campo com Carol; Novinha, Nandão, Nayara e Dani Peré; Aléxia (Keke), Ágata, Biah e Aninha; Lilian (Sâmila) e Dilene.


Campeonato Brasileiro A-2:

Primeira fase – Grupo 6
27/3 – São Paulo-SP 1x0 América
14/4 – América 8x0 Vila Nova-ES – Gols: Dilene (três vezes), Keké (duas vezes), Tia, Marques e Byah.
20/4 – Botafogo-RJ 1x4 América – Gols: Dani Peré (duas vezes), Dilene e Brenda.
25/4 – Chapecoense-SC 2x1 América – Gol: Ágata
8/5 – América 3x0 Duque de Caxias-RJ - Gols: Marques (três vezes)

Oitavas de final
18/5 – América 2x1 Bahia Lusaca-BA - Gols: Dani Peré e Aninha
25/5 – Bahia Lusaca-BA 0x2 América – Gols: Lilian e Dilene

Quartas de final
12/7 – América 1x2 Grêmio-RS - Gol: Lilian
20/7 – Grêmio-RS 0x0 América

Artilheiras na temporada:
5 gols – Dilene
4 gols – Marques
3 gols – Dani Peré
2 gols – Keké e Lilian
1 gol – Tia, Brenda, Byah, Ágata e Aninha