América volta às atividades com treinos remotos

  • Daniel Hott
  • 04/05/2020 09:50
A partir desta segunda-feira, atletas vão cumprir cartilha passada pelo Núcleo de Performance (Foto: Daniel Hott / América)

Após cumprir 30 dias de férias em abril, a equipe masculina do América volta aos trabalhos nesta segunda-feira. No entanto, as atividades ainda não serão no CT Lanna Drumond. Enquanto não há um protocolo oficial para retomada dos treinos presenciais, atletas e comissão técnica vão cumprir suas funções desde suas casas.

Neste período, ainda sem prazo determinado, as atletas vão cumprir planilhas com atividades físicas, que serão envidas diariamente pelo Núcleo de Performance do Clube, como explica o preparador físico Gerson Rocha.

“Neste período de licença, vamos retomar o trabalho que estávamos fazendo antes do início das férias, enviando treinos diários e individuais para manter os atletas ativos. A ideia é usar exercícios que possam ser feitas dentro de casa e com os recursos que cada um tem. Esse trabalho terá de cinco a seis treinos por semana, também com vídeos explicativos”, explica.

Para criar a planilha de treinos de forma individual, os preparadores físicos criarem um questionado, que foi respondido nos últimos dias por todos os atletas.

“Tratamos no questionário sobre as atividades que foram feitas, a frequência, o volume e também a estrutura que cada um tem para trabalhar. Assim, podemos adequar os treinamentos à realidade de cada um”, acrescenta Gerson.

Mesmo à distância, o acompanhamento dos atletas será detalhado. Cada profissional do Núcleo de Performance ficará responsável por um grupo de atletas, para que a orientação seja personalizada. Após cada atividade, os atletas vão responder um questionário, passando detalhes sobre o treino realizado.

“Os profissionais do Núcleo de Performance estarão à disposição para esclarecer dúvidas e fazer os ajustes necessários. Depois de cada atividade, os atletas vão responder um questionário sobre o treino realizado, explicando se conseguiu realizar tudo, se sentiu algo diferente durante o treinamento ou se fez algo complementar. Desta forma, vamos ajustando”, esclarece Gerson Rocha.

A última partida oficial do América foi no dia 15 de março, a vitória por 1 a 0 sobre o Patrocinense-MG, pelo Campeonato Mineiro. Três dias depois, o Coelho suspendeu os treinamentos e, desde então, os atletas não realizaram atividades em conjunto no CT Lanna Drumond.

Confira abaixo a entrevista completa com o preparador físico Gerson Rocha: