Com presença de escritora, América faz reunião com pais de atletas da base

  • Marina Almeida
  • 30/06/2020 11:40
Rosana Maciel escreveu dois livros sobre desafios de pais de atletas das categorias de base (Foto: Divulgação / América)

Na última segunda-feira, o América realizou uma reunião, por vídeochamada, com os pais dos atletas de base que puderam ouvir um pouco da experiência da escritora Rosana Maciel. O evento, promovido pela Assistente Social das Categorias de Base, Heloísa Verçosa, chegou a contar com 60 participantes, pois além dos familiares também estiveram presentes membros da comissão técnica do Coelhãozinho .

Heloísa iniciou a reunião explicando a importância da presença da escritora e o bem que as suas palavras podem fazer para os pais.

“Convidei a Rosana para trazer um pouco de carinho para os pais, pois é uma mãe de atleta que conta um pouco da sua história, que passou por coisas que muitos pais já passaram e ainda irão passar e acredito que é uma forma de ajudá-los, principalmente agora em um momento tão difícil”, declara a assistente social.

Rosana Maciel é autora de dois livros: “Mães de jogadores, filhos do futebol” e “Mães de jogadores, filhos do futebol – Nossos caminhos”. Nas obras, a autora busca auxiliar os pais que estão passando pelas mesmas situações que ela vivenciou com seu filho Davi e, dessa forma, trazer um pouco de calma e compreensão para os leitores.

“Eu espero que todos absorvam o que eu escrevo e que de alguma forma eu os ajude, que eu mude a forma dessas pessoas de pensarem e que elas sigam melhor com a vida depois de lerem os meus relatos”, explica a escritora.

Durante a primeira parte da reunião, Rosana explicou como foi o começo da trajetória do seu filho no futebol e tudo o que ela fez para poder ajudá-lo a seguir o seu sonho.

“Quem vive o futebol é o pai, a mãe e o atleta, as pessoas de fora não entendem tudo que acontece, principalmente nas fases iniciais. O sonho do filho passa a ser o sonho da família, pois ele necessita de apoio e o principal apoio vem de nós, que somos pais”, aponta a autora.

Rosana ainda falou um pouco sobre a importância desse evento, tanto para ela, quanto para quem estava assistindo.

“Eu queria muito ter tido uma pessoa para me falar tudo que eu ouvi aqui, teria evitado muitos momentos difíceis de superar, o desespero que sentimos, a dor e a angustia. Eu sempre tive um colo de mãe, mas nunca alguém que entendia pelo que eu passava na trajetória do meu filho”, relatou a mãe.

Na segunda parte da reunião os pais puderam ter suas dúvidas respondidas pela palestrante e agradeceram a disponibilidade. Para que todos tivessem a chance de participar e fazer as suas perguntas, Heloísa dividiu os pais em dois grupos, o primeiro teve a reunião nesta segunda-feira e o segundo será nesta quarta-feira, em que são aguardados mais 40 pais e mães de atletas.