Com gol no fim, América busca o empate fora de casa pela Copa do Brasil

  • Estevão Germano
  • 16/09/2020 21:11
Marcelo Toscano, no primeiro tempo, e Felipe Azevedo, nos acréscimos da segunda etapa, garantiram o empate contra a Ponte Preta-SP no duelo de ida da 4ª fase (Foto: João Zebral / América)

O América conseguiu um bom empate, fora de casa, na primeira metade da batalha pela vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Jogando no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), o Coelho empatou por 2 a 2 com a Ponte Preta-SP. O time americano saiu atrás do placar duas vezes, gols de Moisés e Matheus Peixoto, mas foi atrás do resultado com gols de Marcelo Toscano e Felipe Azevedo.

Com o empate nesta quarta-feira, o América vai decidir na Arena Independência o confronto pela 4ª fase da Copa do Brasil. Na próxima terça, às 21h30, o Coelho receberá a Ponte Preta-SP para o duelo decisivo valendo a classificação. Antes disso, porém, o Coelho terá outro compromisso. No sábado, às 16h30, o time comandado pelo técnico Lisca enfrenta o Figueirense-SC, também no Independência, pela 10ª rodada da Série B.

O JOGO

O primeiro tempo começou com uma boa chance para o América. Logo aos 3 minutos, após uma afastada parcial da defesa da Ponte Preta-SP, o lateral João Paulo recebeu a bola, foi penetrando e cruzou buscando o meia Alê, que estava livre na pequena área. Mas o zagueiro da Ponte Preta-SP providencialmente fez o corte, evitando o que seria o gol americano. Aos 5 minutos, foi a vez da Ponte ter sua primeira chance no ataque e conseguiu já sair na frente. Em jogada pelo lado esquerdo, a bola foi cruzada para a grande área, e Moisés aproveitou ao cabecear firme no canto do goleiro Matheus Cavichioli.

Na sequência da primeira etapa, o América equilibrou as ações. O jogo se tornou bastante truncado, com os jogadores da Ponte Preta-SP cometendo várias faltas e recebendo cartões amarelos. Ambos os times buscaram criar jogadas, mas as defesas prevaleceram na maior parte das disputas. Porém, já no fim, o atacante Léo Passos mostrou muita luta ao fazer marcação sob pressão e aproveitou uma bobeada do lateral-esquerdo da Ponte Preta-SP. Após o escorregão do lateral, Léo Passos roubou, conduziu a bola para dentro da área e fez uma assistência precisa para Marcelo Toscano, que se antecipou à marcação e empurrou a bola para o fundo do gol - 1 a 1 no placar.

No minuto seguinte, o América fez boa trama em busca da virada. Zé Ricardo deu bom passe para Alê, que ajeitou na entrada da área e chutou forte. A bola desviou na zaga e ia entrando, mas o goleiro adversário fez grande defesa e salvou seu time. Assim, o primeiro tempo encerrou-se com empate.

O segundo tempo seguiu também muito disputado, com cada equipe tentando impor seu estilo de jogo. O América conseguiu manter a bola no campo de ataque durante boa parte do tempo, mas não conseguia penetrar com muito perigo. Já a Ponte Preta-SP conseguiu assustar nas vezes que chegava, mas pecando na finalização. Porém, aos 29 minutos, após cruzamento pelo lado esquerdo, o atacante Matheus Peixoto cabeceou firme e colocou o time da casa novamente na frente.

Nos quinze minutos finais, o jogo seguiu pegado, sem nenhuma das equipes exercendo um domínio absoluto. Mas o América continuou lutando para recuperar o revés. O técnico Lisca fez alterações e colocou o Coelho para cima em busca do gol de empate. Aos 46 minutos, as tentativas do América deram certo. Neto Berola, que entrara no segundo tempo, recebeu pelo lado direito, foi avançando pela intermediária e lançou bem para Vitão, que também tinha entrado na segunda etapa. O centroavante chegou a tempo na bola, antes do goleiro da Ponte Preta-SP, e cruzou para o meio da área. Felipe Azevedo, que retornou ao time depois de recuperar-se de lesão, estava muito bem posicionado e venceu a marcação para empatar para o Coelho.

Aos 48 minutos, o América ainda teve a chance da virada. Novamente, Vitão recebeu bom passe e disparou um chute forte cruzado de dentro da área. Porém, o goleiro Ivan espalmou e evitou a vitória americana. Placar final em Campinas: 2 a 2.


FICHA DO JOGO

Ponte Preta-SP 2x2 América

Motivo: Copa do Brasil – 4ª fase
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Daniel Nobre Bins (CBF/RS)
Auxiliares: Lucio Beiersdorf Flor (CBF/RS) e Andre da Silva Bitencourt (CBF/RS)

Gol: Marcelo Toscano, aos 43/1ºT, e Felipe Azevedo, aos 46/2ºT (América) / Moisés, aos 5/1ºT, e Matheus Peixoto, aos 29/2ºT (Ponte Preta-SP)
Cartões amarelos: Ygor Vinhas, Lazaroni, Dawhan e Wellington Carvalho (Ponte Preta-SP)

América
Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Joseph, Anderson e João Paulo (Sávio); Zé Ricardo, Juninho e Alê; Marcelo Toscano (Felipe Azevedo), Léo Passos (Neto Berola) e Rodolfo (Vitão).

Técnico: Lisca

Ponte Preta-SP
Ivan; Apodi, Wellington Carvalho, Alisson e Lazaroni (Ernandes); Dawhan (Bruno Reis), Luís Oyama e João Paulo (Osman); Moisés (Luan Dias), Matheus Peixoto (Zé Roberto) e Bruno Rodrigues.

Técnico: João Brigatti


Galeria de fotos


16/09/2020
16/09/2020
16/09/2020
16/09/2020
16/09/2020
16/09/2020
16/09/2020
16/09/2020
16/09/2020
16/09/2020
16/09/2020
16/09/2020